quinta-feira, 9 de junho de 2016



Quais são os 10 países "mais pacíficos do mundo"?


 Ouvir texto

0:00
 Imprimir Comunicar erro

  • Reprodução/National Geographic
    Reykjavik, capital da Islândia, país que ficou em 1º lugar no ranking dos mais pacíficos do mundo
    Reykjavik, capital da Islândia, país que ficou em 1º lugar no ranking dos mais pacíficos do mundo
Estudo avalia indicadores como conflitos internos e externos, taxa de homicídios, manifestações violentas e grau de militarização
Uma má notícia: o nosso planeta hoje é um lugar muito menos pacífico do que há 10 anos. E os números que descrevem essa situação são assustadores.
Segundo relatório mais recente do Instituto para Economia e Paz (IEP), um centro internacional de estudos sobre desenvolvimento humano, o número de vítimas por conflitos se duplicou na última década, chegando a quase 60 milhões em 2015.
E o chamado Índice Global da Paz (IGP) do instituto registrou também o mais alto número de mortes em combate dos últimos 25 anos, bem como um aumento de 80% nas mortes por atos terroristas em comparação com o ano passado.
De acordo com o estudo, apenas 69 países do mundo não tiveram ao menos um incidente terrorista, e a tendência negativa no mundo quando o assunto é paz encontra uma clara explicação pelo que ocorre no Oriente Médio.
"A concentração da violência e do conflito no Norte da África e no Oriente Médio é tão intensa que, se considerados separadamente, a paz no resto do mundo, em média, melhorou", diz o documento.
Os países mais pacíficos - Índice Global da Paz 2016
1. Islândia - 1,192
2. Dinamarca - 1,246
3. Áustria - 1,278
4. Nova Zelândia - 1,287
5. Portugal - 1,356
6. República Tcheca - 1,360
7. Suíça - 1,370
8. Canadá - 1,388
9. Japão - 1,395
10. Eslovênia - 1,408

O índice está na décima edição e avalia 23 indicadores, como número e duração de conflitos internos e externos, taxa de homicídios, possibilidade de manifestações violentas e grau de militarização.
Também classifica as nações em uma escala de um a cinco, onde o número 1 representa mais proximidade do estado de paz - com ausência total de violência e conflito -, e o número 5, mais distanciamento.
Os países menos pacíficos são Síria, Sudão do Sul, Iraque, Afeganistão e Somália.
A Islândia pontua muito bem em quase todas as variáveis, exceto pelo indicador de importações de lagosta

Nenhum comentário:

Postar um comentário